Sonhar, baseado em um dicionário pobre e ralé que tenho ao meu lado, é querer muito algo. É provável que seja um desejo muito forte sobre a obtenção ou a conquista de algo, seja este especifico ou não.
Percebo que o espírito também deseja ser preenchido vem do desejo de status, também declarado pelo mesmo dicionário citado, como ambição. Ter status não é posse material, é ter pessoas invejando nossa posição, isso enche nosso espírito de orgulho. Logo, me sinto tranqüila em afirmar que sonhos também podem ser vistos como ambição.
Se sonhar é uma ambição, pergunto-me porque tantos vêem ambição como algo negativo, cheio de ódio, rancor e feridos. Acredito que idéias mirabolantes dos meios de comunicação de massa unidos aos antigos, e também atuais, livros de historia, que relatam todos os grandes homens, reis, generais, entre outras personagens corruptos malucos ou sanguinários como ambiciosos enquanto àqueles que são visto com bons olhos como visionários. Uma forma de separar o joio do trigo, nada mais, mas que acaba colocando algumas palavras especificamente para serem utilizadas de forma pejorativas, tirando os sinônimos positivos das mesmas. Talvez muitos reclamem do tamanho do sonho de cada um e daí a diferença de ambição e sonho. Mas ainda assim os que são considerados “bons” são sonhadores e não ambiciosos.
Bom, mas voltando aos sonhos e a necessidade de sonhar. Se ambição nos faz crescer e os sonhos nos mantêm vivos e ambas palavras podem ser a mesma coisa, então sonhar nos faz crescer e viver não? Um modo simples de ver a vida, não significa que não desejamos ou não iremos crescer, muito menos que assim não mudaremos nossas vidas ou a de outros. Sonhando com coisas para nós mesmos (ambição) ou para terceiros (que também é ambição) iremos crescer e faremos muitos outros crescerem.
Talvez aí que esteja o ponto mais mágico do sonhar. Ao sonharmos, buscamos sair do lugar. Ao fazermos isso, acabamos, direta e indireta e intencionalmente ou não, mudamos a vida de milhares de pessoas. É como a teoria do caos e o efeito borboleta onde “o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas”, mostrando que as conseqüências de nossas ações podem gerar mudanças significativas em milhares de pessoas que nem passa em nossa mente que existam. Exemplo aqui deste texto maluco que escrevo após um dialogo sobre ambição.
O sonhar, então não faz somente o sonhador mudar sua perspectiva sobre a própria vida, ou gera frustração/alegria para si mesmo, mas para um grande número de pessoas: para algumas boas mudanças, outras nem tanto, mas todos aprendem e crescem.
Ao se ter essa visão mais ampla, para mim mostra que sonhar, ter ambição, seja qual nome você dê para isso, mostra-se positivo. Mesmo aqueles que me humilharem me ensinaram algo, ate nos momentos mais alegres de minha vida fiz alguém chorar. Não faço idéia de quantos me deram alegria sem saber que seus sonhos teriam uma repercussão tamanha em minha vida.
Sonhar faz bem meu povo, e nos faz querer viver. Então tenhamos pelo menos um sonho por dia, renovando sempre nosso estoque de desejos. Assim crescemos, choramos, conquistamos, e claro, mudamos todo o mundo, mesmo sem vermos.
Beijoss, Ana Rita'
Nenhum comentário:
Postar um comentário