As chuvas que estão cada vez mais frequente no estado do Rio de Janeiro, já provocou mais de 100 mortes na região serrana do Rio. Enquanto faziam o resgate, seis bombeiros foram soterrados. Um predio caiu em cima do caminhão do corpo de bombeiros.
Com as chuvas fortes, o solo encharca e perde resistência, ocorrendo varios deslizamentos. "O deslizamento avisa que vai ocorrer. Você tem umedecimento do solo. Há rachadura nos solos e nas casas. Não precisa ser nada grande, pode ser uma ranhura, que pode aumentar de tamanho de um dia para o outro. Após esse descolamento, pode formar pequenos degraus. Postes ou árvores podem inclinar conforme essa parte do solo se movimenta. E inclina de forma perceptível. Essa inclinação demora mais para se ver do que a rachadura. Outro sinal é água mais barrenta que o normal. Se houver um rio perto da casa e a água estiver barrenta, significa que na parte de cima houve deslizamento.", diz o geologo Eduardo Macedo à uma entrevista ao Bom Dia Brasil.
No estado de São paulo já foi decretado estado de atenção em toda capital. Até hoje, já foi detectado 34 pontos de alagamento.
As chuvas ja provoucou mais de 100 mortes no estado de São Paulo.
O nivel de uma represada situada em Mairiporã subiu demais e os municipios vizinhos correm riscos de alagamento.
Para resgatar pessoas que estão ilhadas na região de Franco Rocha, é preciso botes do corpo de bombeiro.
A previsão de tempo para o sudeste, é de muita chuva no Espirito Santo, sul de Minas Gerais, e São Paulo e Rio de Janeiro também não escapam dos novos temporais.
MRiita'
Nenhum comentário:
Postar um comentário